Inscreva-se! Basta um clique!

Translate

Elegante e vistosa, a pele de marta faz sucesso no mundo inteiro . Uhlahlah


Pesquisando  para o Blog @pinupdobrasil descobri que nos anos 50 usavam-se muito pele de Marta.
Carissímo.... agora eu entendo quando querem tirar literalmente minha pele kkkkk
Sabiam disso ?

  • O pelo da marta, além de casacos de pele, é usado para confeccionar pincéis utilizados pelos desenhistas de mangá por causa da durabilidade e porque ficam bem unidos uns aos outros, resultando num traço bem mais elaborado.
  •   Eles se alimentam de outros animais como coelhos kkk o sobrenome do namorido é Coelho kkk
  • toda "perua" (ou similar) tinha que ter um casaco de pele e o mais valorizado eram os feitos com pele de marta. 
  • Um fator que ajuda os caçadores a dizimar a espécie é que as martas são fáceis de capturar: basta um chamariz que lhe atice a curiosidade e pronto! 
Deixando claro que sou literalmente contra a matanças de animais viu!

@martikavictor
***********************************************************

 Encontrei na revista època o texto Salvem as martas eu amei!

Ilustração: Rodrigo Pereira
A pele de marta é uma das mais procuradas do mundo, por sua leveza e seu toque sedoso. No universo das peles, só o vison (com o qual é freqüentemente confundida) é mais valorizado. Isso talvez explique essa temporada de súbito interesse por pele de marta - sobretudo em São Paulo, mas também em Brasília.
Apesar de não entender xongas de política ambiental ou mesmo de zoologia, esta coluna não foge a seu compromisso histórico de trazer informações precisas para que o leitor possa analisar todos os acontecimentos à luz da Ciência.
Pois muito bem. A marta (Martes martes) é um pequeno mamífero carnívoro, da família dos mustelídeos. Originalmente é... castanha. De maneira geral ostenta uma mecha alaranjada no pescoço, o que faz com que ela passe essa impressão de queixo empinado.
A marta é muitas vezes confundida com algumas de suas primas próximas, como a fuinha (Martes foina) e a doninha (Mustela nivalis). Nada a ver. Uma marta não se rebaixa às atividades corriqueiras da fuinha, como caçar ratazanas e surrupiar ovos de galinheiros. Além do mais, de acordo com o site português Naturlink.pt, a marta "desloca-se de uma maneira mais esbelta, elegante e altiva do que a fuinha".
Existe uma crença erroneamente disseminada segundo a qual as martas teriam uma queda por túneis, passagens subterrâneas e buracos em geral. Não é verdade. Isso é com as doninhas, acredite. As doninhas é que têm mania de entrar nas tocas de suas presas para caçar - muitas vezes ficando por lá mesmo e usando o buraco como abrigo e quartel-general. As martas, não: as martas gostam mesmo é de transitar por cima, pulando entre as copas das árvores.
No Brasil, e especialmente em São Paulo, as pessoas costumam dar uma atenção exagerada aos hábitos de acasalamento das martas. Esta coluna se recusa a fornecer dados que alimentem essa discussão. Este é um texto científico, não um programa de fofocas na TV.
A marta gosta de viver em florestas, e definitivamente não se dá bem em áreas urbanas. Depois do desmatamento, a maior ameaça a sua sobrevivência são os atropelamentos. Vasculhei a internet, mas não consegui apurar o peso dos ônibus e outros meios de transporte coletivo nessa estatística.
A pele mais valorizada é a da marta-zibelina russa (Martes zibellina). No varejo, o preço de um casaquinho alcança fácil US$ 16 mil, enquanto um casacão pode chegar a 150 mil verdinhas. Elegante e vistosa, a pele de marta faz sucesso em países do mundo inteiro onde haja inverno rigoroso - como é o caso, na América do Sul, da Argentina.
A caça às martas é ilegal em diversos territórios, a começar pela própria Rússia. Por isso, se você souber de quaisquer atos de crueldade, perseguições, campanhas, entrevistas ou artigos contra as martas, pode procurar a ajuda de ONGs dedicadas ao fim do uso de peles. A maior delas é a Peta (www.peta.org).
Em tempo: não, não há martas no Zoológico de São Paulo. 

4 comentários

  1. Ai gentee...ninguém mereçe pele née!!

    cê já viu o vídeo deles tirando a pele das rapozas!coisa horrível!!

    beijo!

    ResponderExcluir
  2. Have you ever heard to the so The actual diet? Be sure to pay focus that expiration court.
    Containing Thirty seven keyrings, it's essential for one emotional group of friends getting classic design a session at a valid reason probably to hang out down. All of this be is employed plenty for clinical practitioners coupled with lawyers. Around the, this is simply not merely takes a simple gano shine in life article on the alternatively while using Gano Shine Country supplier.

    Here is my site :: personal desktop coffee maker

    ResponderExcluir
  3. I really like what you guys are usually up too.
    This type of clever work and exposure! Keep up the superb works guys I've included you guys to my own blogroll.

    Here is my website: panasonic microwave convection oven

    ResponderExcluir

Gotas de felicidade!
Adoro quando leio seu comentário!
Obrigada pelo carinho!

Visualizações

Google+ Followers

Seguidores

Topo