Inscreva-se! Basta um clique!

Translate

Organizando sua vida com dicas maravilhosas!!


5 "S" para melhorar a sua vida


Já ouviram falar em  "arrumar a casa" ou fazer "housekeeping", como se diz em inglês?
Na Empresa onde trabalho, passei por muitos treinamentos, mas nenhum deles mudou tanto meu estilo de vida como o 5's.

Fazia algo aqui algo ali, dava treinamentos sobre o tema, incentivava equipes  mas somente em 2008 passei a utilizá-lo como filosofia de vida. 
No ínício foi difícil, encarar tanta tralha, muitos cacarecos, desapegar de muita coisa sem utilidade e  sem mais nenhum significado em minha vida. 

Não sou pscicóloga mas acho que quando acumulamos muita coisa em nossa casa, ENTULHAMOS demais das duas uma: ou é Mania ou Carência . Acreditem sofria dos dois kkkk Mas tem cura viu! 
Ao limpar e organizar a casa aprendemos a comprar apenas o necessário, não se prenda muito a entulhos , ambiente limpo e harmonioso é o reflexo da sua alma!
Assim só volto quando tudo estiver devidamente organizado!!! Bora fazer 5's momores!!!
Seiri - Senso de Utilidade
Seiton -Senso de arrumação
Seiso - Senso de limpeza 
Seiketsu - Senso de asseio pessoal 
Shitsuke - disciplina, consciente, autodisciplina
 
 Vamos conhecer mais sobre o assunto?!!


As empresas japonesas descobriram um modo prático e objetivo de arrumar a casa, utilizando um recurso de memorização: 5 S, iniciais de 5 palavras japonesas que amparam o programa de arrumação. Você pode aplicar os 5 S para arrumar sua vida. Veja como, nessas dicas extraídas de orientações do professor D. H. Lorenzetti, consultor especializado em produtividade e em cultura gerencial japonesa, titular do INPG - Instituto Nacional de Pós Graduação. E maneira sucinta podemos dizer que o SEIRI refere-se às atividades de eliminação do que é supérfluo, o SEITON às atividades de ordenação das coisas (arrumação em seus lugares devidos), o Seixo às atividade de limpeza e arrumação do lugar de trabalho, o SEIKETSU à higiene e à aparência pessoal e SHITSUKE às atividade de desenvolvimento e manutenção da disciplina e do profissionalismo no ambiente de trabalho.



Seiri - Senso de Utilidade


Fazer "SEIRI" significa descartar o que não apresenta utilidade. Muitos de nós temos um tendência quase "psicopata" de acumular quinquilharias e inutilidades que acabam por ocupar nosso espaço, nosso tempo e nosso dinheiro! Pior: desvia a atenção do essencial e contribui para abaixar o moral. A dificuldade de se encontrar um documento ou uma ferramenta, o desânimo que o aspecto carregado de determinadas áreas cheias de peças e equipamentos acaba por gerar na força de trabalho, a necessidade de se custear maiores áreas para a guarda de materiais, documentos, livros e equipamentos desnecessários são exemplos nas quais o SEIRI deve ser aplicado.

Na prática: Escolha uma área de sua vida para iniciar o trabalho do SEIRI - iniciando por uma área bem crítica para que todos percebam claramente os resultados.

Classifique objetos - documentos, roupas, máquinas, móveis, instrumentos - segundo uma escala de 1 a 5:

  1. Absolutamente necessários
  2. Necessários
  3. Pouco necessários
  4. Não necessários
  5. Absolutamente desnecessários.

Defina então:

  1. O que deve ser mantido - deixe tudo isso em perfeita ordem e limpeza.
  2. O que deve ser doado ou jogado fora.

Faça isso pelo menos uma vez por ano.

Seiton - Senso de arrumação


Fazer "SEITON" significa organizar, colocar as coisas em ordem, arrumar tudo em seu devido lugar. Tudo deve ser sempre disponível e com acesso fácil próximo ao local onde ocorre a ação ("gemba"), onde é efetivamente necessário.

Na prática: Defina com racionalidade os lugares em que os objetos deverão ficar. Movimentos deverão ser reduzidos, no usos, bem como no esforço.

  • Defina a quantia ideal para cada coisa - ela deve ser reduzida ao mínimo.
  • Tudo o que for usado deve voltar ao lugar certo imediatamente após o uso.
 

Seiso - Senso de limpeza


 


Fazer "SEISO" significa manter limpo e arrumado o ambiente de trabalho. Muitas donas-de-casa costumam cozinhar, e concomitantemente, limpar e guardar panelas e utensílios, limpar o chão da cozinha etc. Visam garantir a limpeza e o aspecto geral do local de trabalho. Antes, durante ou depois de uma dia de trabalho a limpeza e a ordem devem ser priorizadas para que tenhamos um bom ambiente físico e qualidade de vida no trabalho.

Na prática:

  • Crie normas e procedimentos para a manutenção de tudo limpo e em ordem;
  • Envolva as outras pessoas nesse processo;
  • Reserve algum tempo do dia para a limpeza e ordenação das coisas.

 

Seiketsu - Senso de asseio pessoal

 


Fazer "SEIKETSU" significa preocupar-se e cuidar do asseio aparência pessoal.

Na prática:

  • Atente para todos os detalhes de sua aparência pessoal - e mantenha uma rigorosa disciplina de cuidados diários;
  • Mantenha a regularidade na visita ao cabeleireiro, dentista;
  • Cuidados especiais e rigorosos com mãos e pés, escovação de dentes, asseio das roupas, barba.

Shitsuke - disciplina, consciente, autodisciplina



Fazer "SHITSUKE" significa, criar, educar, treinar, disciplinar. Só se consegue um bom desempenho e uma boa atitude profissional através de constante prática e aperfeiçoamento.

Na prática:

  • Incorpore os princípios dos 5 S, como uma filosofia de vida;
  • Invista em sua mudança pessoal rumo ao aperfeiçoamento constante;
  • Busque desenvolver, assumir e manter padrões éticos de conduta e focalize seu conhecimento sem visar resultados imediatistas.

Através desses mecanismos simples a pessoa consegue manter sua mente mais arejada e sua produtividade aumenta.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gotas de felicidade!
Adoro quando leio seu comentário!
Obrigada pelo carinho!

Visualizações

Google+ Followers

Seguidores

Topo