Inscreva-se! Basta um clique!

Translate

Lidando com os problemas dos outros!


Nesta semana na segunda de carnaval a caminho do Hipermercado, após um grande desabafo meu marido passou a mão no meu rosto e disse:

"Marta, embora você queira ajudar, você pode acabar perdendo uma amizade. O que vc faz não é errado! Infelizmente ou felizmente vai saber! Você tem uma terrível mania de tomar partido, tomar as dores dos outros para si! Embora a sua idéia seja ajudar,é necessário ver se realmente a pessoa do outro lado quer ouvir o que você está dizendo. E principalmente se ela quer essa mudança.Uma das coisas que mais admiro em você é sua franqueza. Você não manda recado. Diz o que pensa! Mas as pessoas fingem ...fingem o tempo todo. E infelizmente muitas delas estão acostumadas a viver em seus próprios problemas! Me prometa que a partir de agora, vc vai equilibrar isso."

Olhei para os olhos dele e a saliva desceu na garganta. Tive vontade de chorar. Meus Deus obrigada por colocar na minha vida uma pessoa assim.

Este meu defeito de repente veio a tona para eu avaliar até onde eu estou precisando mudar. 
Sempre estamos precisamos mudar, melhorar, aperfeiçoar.
Realmente é isso mesmo! Sempre defendo meus amigos e amigas demais e pego pra mim os problemas dos outros. Defeito esse alinhado há um temperamento extremamente forte. A falta de paciência e a vontade de ver o outro feliz! 
Apesar de ter mudado muito, percebo que os últimos acontecimentos  talvez seja uma oportunidade de mudar isso.
Preciso aprender a lidar com os problemas dos outros!

Tenho o ardor dado por Deus de defender uma causa. Mas ao mesmo tempo aprendi com minhas leituras Bíblicas que não devo esperar que as pessoas estejam dispostas a lidar com minhas paixões. Quando sentimos um problema na pele e o resolvemos, queremos a todo modo mostrar o caminho certo para aquele amigo ou amiga que está passando pelo mesmo perrengue! Isso é natural afinal o ferro afia o ferro. Troca de experiências é algo importantíssimo para nossa formação!

Aprendi que devemos valorizar as mensagens de vida um dos outros!
Eu era muito auto-suficiente. Não nego que em alguns momentos ainda sou no que diz respeito a coisas pequenas. Mas ninguém nem mesmo nós temos como dizer tudo!

Temos que ser humildes! A humildade aqui está em aceitar a opinião dos outros, não podemos achar que tudo na vida deve ser aprendido por tentativas ou erros ou com frases do tipo: -Sou assim e não mudo ou -quem quiser tem q me aceitar como sou
Pessoas duras geralmente não crescem muito menos são felizes. 

Na Bíblia nos ensina que quando alguém está querendo aprender. O conselho de uma pessoa experiente vale mais do que anéis ou jóias de ouro.
Pessoas maduras desenvolvem o hábito de extrair lições das experiências do dia-a-dia.
Acredito que sou assim...sempre reflito muito sobre mim e minha postura perante os outros.

Qual o nosso desafio?
Meu desafio!
Aprender a dar opinião quando os outros pedirem e identificar quando eles estão com o coração aberto para ouvir!
Ouvir é um desafio!

Estou me policiando e acredito que irei firme nesse desafio!!!
Se precisa de minha ajuda, me diga, pergunte-me como posso lhe ajudar.
Se eu sentir que está disposto a uma mudança real pode deixar continuarei me intrometendo!


O que fazer quando não se quer escutar?
Ter paciência e ajudar de outras formas.
Esta frase diz muito:
"Muita gente finge que ouve, porém está mesmo é buscando argumentos para desqualificar o que está sendo dito. Perdem uma boa chance de aprender."    
Flávio Gikovate

As pessoas geralmente dão sinais que não estão  lhe ouvindo: Elas se boicotam, omitem, as vezes mentem. 
Dizem: Marta você está certa eu vou mudar! De repente estão repetindo os mesmos erros.  Lhes faltam coragem para seguir adiante.  Estão acomodadas! Estão na situação de conforto delas! A pregiça! A falta de coragem!
Ai, amiga ou amigo, temos que respeitar que cada um tem seu tempo de aprendizado
E se depois de todas as suas tentativas , conversas  e conselhos a pessoa continuar infeliz e repetindo seus erros. Pare!
E Ore! Peça a Deus assim: Deus quero pedir que proteja ....ela se encontra perdida e sem expectativa de vida. Aumente a sua fé! Faça ela acreditar que merece ser feliz...

Fale sempre a verdade, e cuidado com este babado de "SER NEUTRO!" 
A neutralidade pode positiva ou negativa!

ûfa!
Fim!
bejin da Martika!

8 comentários

  1. Rosangela Monteirofevereiro 13, 2013 4:12 PM

    Parece que fui eu quem te ditei isso...também sou assim. Já tomei muito na cabeça, mas não me emendo. Aqui mesmo comprei brigas com pessoas daqui para defender uma pessoa que estava em minha casa somente de passagem. Resultado: uma delas permanece amiga-irmã daquela que defendi contra ela e os outros viram-me a cara ao encontrarem-me na rua. Também preciso exercitar o ato de ouvir, quando a "coisa é pra mim". Tenho o vicio da auto-suficiência e isso é humildade quase zero...também estou na luta para melhorar essa mania de me envolver demais nos problemas dos outros...quem sabe antes do apocalipse..rsrsrs Parabéns pelo post. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida! FIco feliz em comentar aqui! è um aprendizado diário! Meu maior desafio! bjbjbj

      Excluir
  2. Oi marta, que post maravilhoso.Que palavras sábias hein. é isso mesmo viu.Muito bom.bjus adorei mesmo de verdade.Deus abençoe muito vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Obrigada pelo carinho!

      Excluir
  3. Qlindo amiga e sabias palavras e creia no q teu marido falou.bjks flor, um xero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Divona! Sim as palavras deles se tornaram um Mantra bj!

      Excluir
  4. È POR ESSAS E OUTRAS QUE ANDO MUITO NO MEU CANTO, PRECISO DE UM TEMPO, SE NÃO CONSIGO NEM ME AJUDAR COMO AJUDAR OS OUTROS NÉ? TEMOS QUE NOS FRTALECER E ESTAR EM PERFEITA SAÚDE E PAZ DE ESÍRITO PARA SEGUIR EM FRENTE E ACHAR NOSSOS CAMINHOS, ADORO SER AMIGA ,MAS VEJO QUE AS VEZES QUERO AJUDAR ALGUÉM E ESSA PESSOA NÃO QUER, ENTÃO RESPEITO SUA VONTADE E DOU O TEMPO QUE ELA DESEJA, ESTOU COM UM CASO ASSIM, SÓ DISSE A ELA QUE QUANDO PRECISAR ESTAREI COM ELA.
    e OBRIGADA POR TUDO MARTA. fIQUE BEM SEMPRE..VAMOS LEVANTAR ,SACUDIR A POEIRA E DAR A VOLTA POR CIMA! DEUS É CONOSCO E NÃO NOS ABONDONA A FÉ É TUDO EM NOSSAS VIDAS! BEIJOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AH minha querida! Adoro vc! E é isso! A gente aprende e se policia! Há tempo pra tudo! bj enorme!

      Excluir

Gotas de felicidade!
Adoro quando leio seu comentário!
Obrigada pelo carinho!

Visualizações

Google+ Followers

Seguidores

Topo