Inscreva-se! Basta um clique!

Translate

#Vidarepaginada - Passo 7 - Ser Assertivo!


Em minha segunda viagem a São Paulo, tive a oportunidade de fazer um curso sobre linguagem Assertiva que mudou minha vida!!

Foi onde me dei conta que não sabia ir ao objetivo em conversas/diálogos ou me calava para não deixar o outro chateado. Eu era o tipo de pessoa que o que pensava falava. Dizia pelos 4 cantos que PREFERIA A VERDADE NADA MAIS QUE A VERDADE! Até que fiquei com fama de bocuda, briguenta e as pessoas passaram a ter medo de me questionar ou outras pessoas usavam isso para causar intrigas e desentendimentos. Era do tipo que ia pedir satisfação e muitas vezes era mal entendido. Mas a situação já estava no ar e sabemos que as nossas virtudes não são muito difundidas...mas nossos defeitos...
 **************************************************************


Primeiro, acredito que seja importante esclarecer o conceito de assertividade.  

O termo assertividade origina-se de asserção. Fazer asserções quer dizer afirmar, do latim afirmare, tornar firme, consolidar, confirmar e declarar com firmeza.
  Declarar com firmeza, exprimir opiniões de maneira clara e objetiva, sem ofender as demais. Ser assertivo é ser ativo, honesto e direto. 
Mas algumas pessoas confundem ser assertivo com ser ríspido, áspero, desagradável, o que não procede, pois o assertivo inspira confiança, verdade e objetividade
************************************************************ 
Ao assumir uma comunicação assertiva, nós desenvolvemos relações maduras e produtivas no ambiente profissional, familiar e também em situações do cotidiano que envolvam outras pessoas. Somos testados diariamente em nossa assertividade e, às vezes, não temos consciência disso.
Entendemos assertividade como uma forma de comunicação “ganha x ganha”, ou seja, uma comunicação criativa, transparente, por meio da qual expressamos nossas necessidades, nossos pensamentos e sentimentos de forma honesta e direta, sem violar os mesmos direitos dos outros.


Comunicando-se de forma assertiva podemos atingir nossos objetivos e metas profissionais e pessoais com persistência, porém adotando uma postura ética. Para Aristóteles o meio-termo é o critério de inclusão de si e do outro. Sendo assim, podemos concluir que a comunicação assertiva é uma virtude, pois se mantém no justo meio-termo entre dois extremos inadequados, um por excesso (agressão) e outro por falta (submissão).
A comunicação assertiva objetiva uma mudança do comportamento passivo ou agressivo para um comportamento maduro e honesto, adaptados a todos os tipos de personalidade. No ambiente profissional, o perfil assertivo é cada vez mais valorizado, principalmente num mercado de mudanças contínuas, que exige decisões objetivas e focadas nos resultados esperados e que considera importante a construção de parcerias “ganha x ganha”.
A linguagem assertiva, verbal e não verbal, visa o autorrespeito e o respeito pelos outros, buscando uma solução para os conflitos que satisfaça aos interesses das partes envolvidas. Quando adotamos uma comunicação assertiva, conseguimos estabelecer as duas direções que flexibilizam e dão equilíbrio à relação com o outro: Influenciar e ser influenciado. A comunicação assertiva é realmente uma ferramenta eficaz para promover a qualidade de sua vida pessoal e profissional, dando-lhe credibilidade nos diversos papéis que desempenha, no ambiente profissional, familiar ou social.
Uma comunicação assertiva nos possibilita:

  • Dizer não quando não concordamos, não podemos ou não queremos fazer algo;
  • Falarmos sobre nós próprios sem monopolizar;
  • Expressarmos elogios sinceramente, porque acreditamos que o outro é merecedor;
  • Expressarmos concordância quando necessário;
  • Pedirmos esclarecimentos quando explicações são insuficientes;
  • Perguntarmos o por quê quando algo não parece favorável;
  • Assumirmos a responsabilidade por nossas palavras.
Quanto melhor for a nossa comunicação assertiva, mais criaremos e sustentaremos relacionamentos interpessoais positivos e produtivos focados na condição “ganha x ganha”.  Pense nisso…
5 DICAS PARA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA

1. CONHECIMENTO - saiba o que vai falar, antes de sair proferindo palavras e gestos. Pessoas que insistem no "eu acho" tornam-se desacreditadas em pouco tempo. Fale sobre o que você sabe ou tem experiência, mesmo quando for uma opinião.

2. SEJA DIRETO - pessoas que falam, falam, mas não dizem nada, ou simplesmente enrolam também tornam-se péssimos comunicadores. O cuidado é para não ser agressivo. Esta é a diferença entre assertividade e agressividade. A comunicação assertiva é direta ao ponto, sem rodeios, enquanto o agressivo faz julgamento de valor, ataca, impõe suas idéias e informações.

3. CUIDE DA LINGUAGEM - uma das falhas mais comuns na comunicação do dia-a-dia é falar e escrever sem os devidos cuidados com o idioma. Na comunicação falada já é difícil de ouvir determinados erros de linguagem, mas na comunicação escrita é pior ainda. Cuidado.

4. USE A EMPATIA - procure se colocar no lugar do outro. Será que a outra pessoa está entendo o que você comunica? Será que você está tagarelando sem deixar os demais também se comunicarem? Enfim, faça o exercício de pensar como seria estar do outro lado enquanto você se comunica.

5. LINGUAGEM CORPORAL - preste atenção a linguagem corporal. Como sabemos a comunicação é feita basicamente da linguagem falada (escrita e oral) e a corporal. Muitas pessoas não prestam atenção a própria gesticulação e a do outro. Fique atento. Existem diversos sinais que demonstram se a conversa está agradável ou chata. Pesquise a respeito e presta atenção na reação das outras pessoas enquanto se comunica.

Para uma boa comunicação é preciso auto-crítica e uma boa dose de treino. Preste atenção aos outros para aprimorar sua própria maneira de se comunicar.


Posso garantir meus amores que depois que aprendi a Dizer não!!!  E ser Curta e Assertiva e não Curta e grossa minha vida mudou e muito!!!
É preciso saber o momento certo de falar!!
Só dê opinião quando lhe pedirem e acima de tudo vá direto ao objetivo!!
Outra coisa importante Dizer a verdade com grosseria  e resulta em machucar alguém. não é assertividade é falta de coração.

Vamos que vamos!!!

Curtam nossa Fan Page!!
 https://www.facebook.com/VidaRepaginada

Bibliografia: Seja Assertivo  – Vera Martins
Site: http://www.blogrogeriomartins.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gotas de felicidade!
Adoro quando leio seu comentário!
Obrigada pelo carinho!

Topo