Inscreva-se! Basta um clique!

Translate

Faxina Emocional


 


Faxina Emocional

Para recarregar as energias e começar o ano, de fato, revigorado e com o coração mais leve, é preciso deixar para trás aquilo que não cabe mais em sua vida, de amarguras a ressentimentos ou frustrações. Mas como será mesmo que se faz isso?

Sabe aqueles filtros de barro que dão uma água pura, com leve gosto de terra e que é bom demais tomar? A água é deliciosa porque purificou-se. Dentro do filtro existe uma vela que retém os resíduos, que podem sujar e turvar o líquido. Assim se pode provar o real sabor da água.
Agora imagine que, depois de 12 meses, sua capacidade de filtrar suas emoções esteja exaurida. E que sua vela metafórica esteja suja, imunda mesmo, e precisando de uma troca. Durante todo o ano, você passou por cima dos seus sentimentos, encolheu-se no corpo diante das ameaças cotidianas, encharcou-se de emoções negativas de que nem mesmo tem consciência, engoliu raiva, maquinou respostas ferinas ou colocou inúmeras frustrações debaixo do tapete. Mas que agora, nas férias, tem uns poucos dias disponíveis para fazer um balanço geral e colocar a casa em ordem. O que será, então, que seu coração mais deseja e pede nesse momento? Faxina, limpeza geral, vassouras varrendo cantinhos obscuros, esfregões tirando sujeiras do chão. Tudo para jogar fora tristezas e mágoas e trazer mais consciência sobre nossas questões mais profundas. Só dessa maneira é possível revigorar-se e preparar o terreno para o que pode vir de novo e bom. Essa é a grande oportunidade que temos todos os anos para nos livrarmos do peso, esse enorme peso que arrastamos durante os últimos meses e que nos deixava exaustos. E o primeiro passo para se desfazer dessa bigorna emocional é reconhecer que ela existe.

Topo