Inscreva-se! Basta um clique!

Translate

Tirando algumas Dúvidas sobre o Câncer de Mama






Tirando algumas Dúvidas sobre o Câncer de Mama

O Câncer de Mama é uma doença que mais atinge mulheres por todo o mundo, sendo milhares de casos todos os anos e com o Outubro Rosa, movimento mundial de mobilização de prevenção da patologia, que ocorre todo ano no mês de outubro, está se aproximando, vale ressaltar algumas dicas e tirar as principais dúvidas das mulheres sobre o câncer de mama.


Dúvidas sobre o câncer de mama:

1-      O que causa o câncer de mama?
Em sua grande maioria não há um caso específico par ao câncer de mama, em contrapartida existem fatores que estão associados ao risco de acometer a doença, entre eles está a própria idade, visto o risco do câncer só faz aumentar a cada ano, por isso é sempre recomendado por médicos e especialistas que toda mulher, sem exceção, deve fazer o primeiro exame de mamografia ao atingir os 35 anos de idade. Outros fatores são a menopausa tardia, menarca precoce, terapia de reposição hormonal, não amamentação etc.
2-      O câncer de mama só atinge mulheres?
Não, o câncer de mama também atinge os homens, mas os casos são raros, a estimativa do total de casos em homens é de apenas 0,8% à 1%.

3-      Com o auto toque é possível perceber indícios do câncer de mama?
Sim, o auto toque nas mamas é uma importante forma de ter uma primeira impressão da aparição de nódulos nos seios. No entanto, nem todos os casos da doença são do tipo palpáveis, por isso é importante a realização de exames de imagem na faixa etária de maior risco.
4-      Existe algum sintoma além de caroço no seio?
A forma mais comum é o aparecimento de nódulo, na maioria das vezes indolor, esse nódulo pode ser palpável como um pequeno caroço nas mamas. Outros sinais são edemas semelhantes à casca de laranja, irritação ou irregularidades na pele, além de dores, inversão ou descamação no mamilo e descarga capilar. Nódulos palpáveis podem também surgir nas axilas.
5-      Como funciona o tratamento de câncer de mama?
câncer de mama deve exigir a opinião de vários especialistas médicoscomo o mastologista, o radiologista, o oncologista clínico, o radioterapeuta. Habitualmente, o tratamento pede cirurgia e é complementado pela radioterapia e quimioterapia/hormonioterapia.
6-      Existem alimentos que ajudam a prevenir a doença do câncer de mama?
Sim, alguns alimentos de origem vegetal são bastante recomendados, principalmente pelo poder de inibir a chegada de compostos cancerígenos ás células e consertar o DNA danificado devido a uma agressão que já havia começado, alimentos como frutas, legumes e leguminosas como feijão, lentilha e grão-de-bico. No entanto, é importante dizer que não existe um alimento extremamente eficaz com um tipo de câncer, por isso é importante a variação de alimentos.
Topo