Inscreva-se! Basta um clique!

Translate

Livro do mês: Vintage Home, de Judith Miller


Vintage é um conceito que está a dar que falar e que tem cada vez mais entusiastas. O que é afinal uma peça Vintage? Está na moda, todos querem ter, mas o que é efectivamente Vintage, onde se podem encontrar e como distinguir verdadeiras peças Vintage de simples reproduções?

Existimos a um ritmo frenético e procuramos algo que nos faça abrandar e nos permita saborear a vida. É este sentimento que nos faz sentir uma nostalgia dos tempos passados, em que parecia existir uma maior capacidade de aproveitar a vida e de apreciar a beleza das pequenas coisas. Isso leva-nos a querer recuar no tempo, numa tentativa de recriar autênticas cápsulas do tempo, que nos permitam reencontrar esse momento onde nos perdemos para o voraz mundo contemporâneo e criar um refúgio que nos salvaguarde da agitação dos novos tempos.
A obra Vintage Home, de Judith Miller, dá-nos uma visão objetiva e de fácil entendimento sobre o significado deste conceito.O livro está muito bem estruturado e as explicações e descrições estão acessíveis e esclarecedoras, mesmo para quem não tenha conhecimentos mais especializados sobre o tema. A nível gráfico está igualmente muito bem conseguido, com fotografias de grande qualidade e detalhe, bem enquadradas com o texto, permitindo ao leitor ter um excelente complemento visual de apoio ao que está a ser explicado ou descrito.
Judith Miller começa por nos dar uma breve definição sobre o que é o Vintage, o que engloba, a inovação e a diversidade que trouxe ao mundo do design e da decoração de interiores. Logo nas primeiras linhas, ficamos a perceber os estilos que são considerados Vintage e a cronologia a que estão associados. Percebemos que oVintage veio romper com a monotonia de cores e formas e que inclui a grande maioria dos estilos artísticos/ decorativos do século XX, mais concretamente a partir dos anos 20, uma vez que as suas peças, por terem menos de 100 anos de história, não são ainda consideradas antiguidades. A autora alarga o conceito, prolongando a sua cronologia até ao século XXI, quando as questões ambientais começaram a tornar-se prioritárias, trazendo consigo o gosto pelo natural e orgânico e o interesse pela reutilização de peças e materiais usados, dando-lhes uma nova vida.
Após esta introdução, o livro divide-se em quatro capítulos, organizados cronologicamente, dedicados aos principais movimentos artísticos que o conceito deVintage integra e com a necessária contextualização histórica, revelando alguns dos principais acontecimentos que marcaram e influenciaram a arte e o design em cada década.
The Birth of Modernism é o 1º capítulo e faz uma introdução temática, percorrendo os estilos, desde 1880 até 1914, que antecederam o Modernismo propriamente dito e, consequentemente, o que é tido como Vintage. O 2º capítulo, Deco Worldabrange os estilos que emergiram entre as duas Guerras Mundiais, entre 1918 e 1945, caracterizados por uma renovada vontade de viver.
1946 a 1969 é o período explorado no 3º capítulo, New Lookcom o pós-guerra a marcar o início de uma nova era, com um novo sentimento de otimismo, o regresso da cor, o gosto pelo natural e orgânico e a curiosidade de explorar novos materiais e técnicas.
O último capítulo, New Modernsdescreve a era do Pós-modernismo, do Minimalismo e em que se observou a crescente propensão para a reutilização. Uma viagem pelas últimas décadas do século XX e os primeiros anos do século XXI,  pelas tendências que dominaram os anos entre 1970 e 2015, caracterizados por um certo radicalismo e anarquia de estilos.
Para todos os apaixonados pelo universo Vintage ou para aqueles que simplesmente têm vontade conhecer um pouco melhor este conceito, recomendo vivamente este livro, não apenas pela simplicidade e clareza dos seus textos e pela beleza dos grafismos, mas também pela legitimidade da informação disponibilizada. Judith Miller é uma referência na área das Antiguidades e do Vintage, resultado de uma longa e sólida carreira profissional.
Fonte: http://pt.blastingnews.com/cultura/2016/03/a-paixao-pelo-universo-vintage-00824803.html
  Youtube   Blog    Twitter    
 Instagram@blogdamartika  
Email: contato@blogdamartika.com
A acompanhe toda a programação diária do blog por aqui e inscreva-se lá no canal do YouTube, para receber em primeira mão os novos vídeos https://www.youtube.com/user/martavictor

Essas são minhas fanpages! Curte e fique por dentro do meu universo!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gotas de felicidade!
Adoro quando leio seu comentário!
Obrigada pelo carinho!

Topo