Turbantes: quando a moda, a cultura e a religião se misturam

Turbantes: lindos e, em alguns casos, polêmicos. Muito mais do que simples acessórios de beleza, trata-se de uma indumentária milenar e muito importante em alguns países e culturas. Quem explica o assunto é Rosângela Fernandes, consultora técnica da Esmalteria Nacional.
Para muitos, o turbante é simbolo de cultura e beleza negra, mas é importante dizer que esse acessório, repleto de significados e funções, também é utilizado por povos do Oriente. Não se sabe ao certo, mas há registros de turbantes anteriores a 570 DC, ou seja, antes de Maomé. E na Fé Islâmica, a função religiosa do turbante é importante. Trata-se de um simbolo material que reforça a conciência espiritual, uma fronteira entre a fé e a descrença. "No ponto de vista religioso, o turbante serve como proteção da cabeça e dos pensamentos, tanto no Oriente como na Africa e no Brasil", acrescenta. Na India, serve como proteção para o clima, e pode também representar o estado social e casta a que se pertence. Na África, o Turbante faz parte da cultura e tem funções sociais, religiosas e, claro faz parte da moda. Com o nome de Ojá ou Torço, é usado pelo Candomblé e Umbanda, e amarrado de formas diferentes de acordo com cada Orixá.
No entanto, nem sempre o turbante está ligado a fatores culturais ou religiosos. Esses fatores vão dependender, na verdade, da simbologia para quem o usa. Em 1930, o Francês Paul Peiret introduziu o turbante como acessório na alta costura, fazendo a cabeça de várias famosas e, assim, tornando-o popular no Brasil. Recentemente, apareceu novamente em desfiles, provocando furor, ganhando espaço entre famosas, nas novelas, e acabou por conquistar as mulheres que adoram abusar de acessorios. Para alguns, é sinônimo de atitude: "além de ser um acessório lindo, é prático, e está super em alta", afirma Rosângela.

Existem várias formas de amarração, e é possível abusar de cores e estampas: "dá para combinar com o esmalte, com a maquiagem, com a roupa... É um acessorio mega feminino e prático para o dia a dia das mulheres", finaliza. Confira algumas opções:

 







A Esmalteria Nacional oferece diversas opções de penteados e serviços para o cuidado dos cabelos com o módulo Escovar. Consulte a disponibilidade e unidades mais próximas. 
Onde Encontrar a Rede Esmalteria Nacional:
A Esmalteria Nacional conta com mais de 200 unidades em funcionamento em todo o Brasil.
Contato: +55 11 3062-6727 Site: www.esmalterianacional.com.br

Créditos: Divulgação Esmalteria Nacional
Publicado Gratuitamente
A acompanhe toda a programação diária do blog por aqui e inscreva-se lá no canal do YouTube, para receber em primeira mão os novos vídeos     
 Instagram@blogdamartika  
Email: contato@blogdamartika.com
Snapchat: blogdamartika
Twitter @martikavictor


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gotas de felicidade!
Adoro quando leio seu comentário!
Obrigada pelo carinho!

Topo