Abandono e Crise no Centro da cidade de Fortaleza

Essa postagem deveria ser para mostrar comprinhas de batons que fiz no Centro da Cidade de Fortaleza; Mas fiquei tão chocada com a situação que vi lá no centro e cheguei em casa com o peito tão apertado que não deixarei esse assunto de lado.

Bom como é sabido, moro em Caucaia e me acomodei em comprar tudo que preciso por aqui mesmo. O Centro de Caucaia apesar de mega movimentado merece mais variedade. (Sonho em ver o mercado reformado). Porém não vou falar de Caucaia aqui. Vou falar do dia 18 de Outubro de 2016. Dois anos e meio depois de minha última visita ao Centro da Cidade de Fortaleza. 
Saí de casa com intensão de resolver muita coisa, mas no meio do caminho, ainda na MisteR Hull eu verifiquei com meu marido que havíamos esquecido parte da documentação então já que estávamos estreiando o Bilhete único decidimos dar uma volta no cento. 

Vi muitas mulheres saindo de uma escola de auxiliar de enfermagem e depois, quando o ônibus passou pelo Cemitério João Batista e dobrou. Fiquei mega feliz! ESTAMOS CHEGANDO IUUUUPII! 
Ao descermos na Imperador recebi de cara um choque incrível. Lojas fechadas. Tudo calmo e estranho. Parecia mais um dia de domingo sabe. 
Meu marido logo disse:-Tá parecendo feriado!
A idéia de pegar o celular e fotografar nosso passeio  foi descartada. Pois tinha dezenas de moradores de rua ainda dormindo nas calçadas e vale salientar que chegamos lá pouco antes das 10 da manhã! A Rua Senador Alencar estava tão deserta que resolvemos entrar na Rua São Paulo. O cheiro de urina era muito forte. Lixo, fezes nos cantinhos das paredes, e dois rapazes revirando o lixo. A procura de comida? Não sei! Não iria perguntar mesmo!
Apressamos o passo e ûfa chegamos na esquina, ficamos ao lado da loja de eletro domésticos e graças a Deus Civilização. Olhei para as bombonieires e para o novo beco da poeira. Eram poucas lojas abertas. Será que os feirantes estão em um outro lugar agora? Foi o que eu pensei.

Seguimos em frente, vimos as lojas abertas mas todos os vendedores em pé esperando clientes. Alguns tinham no olhar certo desespero. Bastava olhar para a loja e se escutava: Diga Senhora!
Então decidi e no atacadão forte tudo, felicidade foi ver que a Paulinas ainda existia .
Ûfa a Casa Blanca também! Obrigada Deus! Ainda posso comprar meus tecidos. Minhas cortinas da sala e da minha cozinha virão dessa loja. Mamãe sempre comprava tecido nela.
No caminho pensei em comprar um caderno de capa dura e novas xícaras para a cozinha mas...cadê o Atacadão Fort Tudo?
Segui para praça do Ferreira, lá não vi mais a farmácia avenida . Mas a Leão do Sul estava lá. Meu caldinho de cana com pastel fica para próxima.
Não sei porque mais pus a mão no peito e olhei para a farmácia Osvaldo Cruz. 
Diga que ainda está lá por favor! E lá estava! Mas várias lojas ao redor dela não mais.
Ainda posso lanchar  no Dudas, passei pela Riachuelo, o marido comprou umas coisinhas e segui para Liberato Barroso. Gente tem mais camelô vendendo na Liberato do que nas lojas. 
Quantas portas baixadas, Quantas lojas não existem mais. Pouco vi pessoas com sacolas grandes cheias. Parecia que olhar vitrine é apenas passa tempo.
Foi então que me enxerguei naquelas pessoas também.  Estamos em crise sim. As ruas estão sujas, vi muitos descuidistas esperando a gente vacilar. Policiamento? Não vi ninguém. E as lojas dos chineses, grandes mesmo sem muitos clientes parecem que sobrevivem. Vi segurança armada em todas essas lojas.  Olhei para tudo antes de voltar para casa com bastante tristeza. Fortaleza sabe que o Centro como o nome já diz era o coração da cidade. Acredito que ele teve um AVC e está na UTI
E o pior não vejo nada nem ninguém  ligando pra isso. 
O centro está abandonado, sujo, perigoso. AO passar pela José de Alencar, contemplei o teatro, Segui até o shopping metrô, a praça da lagoinha e chegando na Imperador novamente, desejei chegar em casa rápido. E no percurso, lembrei dos bons tempos.
Que o centro volte a ser o que já foi! O maior corredor comercial !
Na Liberato barroso entrei em duas lojas e comprei alguns mimos pra mim.
Deixei R$45 reais no centro nos 5 itens acima. Ops... é a crise! 

TODAS AS IMAGENS DO CENTRO FORAM TIRADAS DO GOOGLE EARTH
A acompanhe toda a programação diária do blog por aqui e inscreva-se lá no canal do YouTube, para receber em primeira mão os novos vídeos     
 Instagram@blogdamartika  
Email: contato@blogdamartika.com
Snapchat: blogdamartika
Twitter @martikavictor
Meus vídeos: https://www.youtube.com/user/martavictor



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gotas de felicidade!
Adoro quando leio seu comentário!
Obrigada pelo carinho!

Topo