O significado da flor de lótus começa pelas suas raízes que estão fixadas na lama no fundo dos lagos e que sobem até a superfície para florescer. O simbolismo da flor de lótus está exatamente na capacidade dessas plantas de atravessar a lama para dar origem a flor.
Há muitos significados , porém todos estão interligados
Na cultura egípcia, por exemplo, a flor de lótus é associada ao renascimento;
no budismo simboliza a pureza divina e iluminação e,
no hinduísmo a flor de lótus está associada ao bem-estar.
No Egito, o principal significado da flor de lótus é o nascimento e o renascimento devido ao movimento de abrir e fechar das pétalas conforme o movimento do sol. Devido à sua grande beleza e delicado aroma, estes povos relacionavam esta flor aquática com o nascimento divino. É o caso de Nefertum, considerado o deus do perfume pelos egípcios devido ao cheiro atraente que a flor de onde emergiu exalava.
Escolhida para o nosso avatar, me vi inspirada no significado no Egito Antigo
No antigo Egito a flor de lótus estava relacionada com o simbolismo da feminilidade e com o tema do nascimento e renovação. A pureza, delicadeza e beleza do lótus lembram qualidades femininas, ou da nossa porção mais sensível e, está muito indicada para aqueles que experimentam o renascimento após uma situação muito difícil.
Meu renascimento. Seja bem-vindo!
Para os hindus o significado da flor de lótus é a beleza interior.
A Flor de Lótus é uma planta completamente aquática, que desenvolve sua vida ao se enraizar no fundo de rios e lagos. Sua flor só se abre na superfície; ao chegar o anoitecer, ela se fecha e permanece submersa. Ao surgir novamente o sol, ela volta para a superfície e se mostra outra vez.
Este estilo de vida é justamente o que faz da Flor de Lótus um ícone de grande significado espiritual.
Com a capacidade de sair da lama para florescer, ela carrega o símbolo do nascimento e do renascimento, principalmente para os povos egípcios. Além disso, representa a beleza e o distanciamento pois cresce sem se sujar nas águas que a envolvem (a raiz está na lama, o caule na água e a flor no sol). Na crença hindu, simboliza a beleza interior: "viver no mundo, sem se ligar com aquilo que o rodeia".
Por surgir do lodo, da lama, tem o mesmo significado que surgir das cinzas, como a Fênix.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gotas de felicidade!
Adoro quando leio seu comentário!
Obrigada pelo carinho!