Resenha do Livro Hábitos Atomico - Mudança de Vida - Marta Eunice ♔ Estilo de Vida, Beleza e Motivação

Resenha do Livro Hábitos Atomico - Mudança de Vida

Publicado em 31/07/2019

Esses “hábitos atômicos” são mais importantes do que grandes atitudes para quem deseja realmente mudar de vida.
Isso acontece porque, no começo, importa mais a habilidade de praticar o hábito do que o hábito propriamente dito. Ou seja, mesmo hábitos do tamanho de um átomo vão gerar no longo prazo benefícios que crescem exponencialmente.
Se você já tentou e não conseguiu formar hábitos como se alimentar melhor, estudar diariamente, ler mais livros, falar outros idiomas ou juntar dinheiro, pode e deve usar a estratégia de reduzir e facilitar ao máximo esses comportamentos.
James Clear, um dos maiores especialistas em formação de hábitos do mundo, revela estratégias práticas que lhe ensinarão exatamente como formar bons hábitos, quebrar maus hábitos e dominar os pequenos comportamentos que levam a resultados notáveis. 

Se você está tendo problemas para mudar seus hábitos, o problema não é você. O problema é seu sistema. Maus hábitos se repetem de novo e de novo não porque você não quer mudar, mas porque você tem o sistema errado de mudança. Você não alcança o nível de seus objetivos. Você cai ao nível de seus sistemas. Aqui, você terá um sistema comprovado que pode levá-lo a novas alturas.

Clear é conhecido por sua capacidade de destilar tópicos complexos em comportamentos simples que podem ser facilmente aplicados à vida diária e ao trabalho. Aqui, ele se baseia nas idéias mais comprovadas da biologia, psicologia e neurociência para criar um guia fácil de entender para tornar bons hábitos inevitáveis ​​e maus hábitos impossíveis. Ao longo do caminho, os leitores serão inspirados e entretidos com histórias reais de medalhistas de ouro olímpicos, artistas premiados, líderes empresariais, médicos salvadores de vidas e comediantes de estrelas que usaram a ciência de pequenos hábitos para dominar o seu ofício e abóbada para o topo do seu campo. 
A Atomic Habits irá reformular a maneira como você pensa sobre o progresso e o sucesso, além de fornecer as ferramentas e estratégias necessárias para transformar seus hábitos - seja uma equipe procurando vencer um campeonato, uma organização que deseja redefinir uma indústria ou simplesmente um indivíduo que deseja parar de fumar, perder peso, reduzir o estresse ou alcançar qualquer outra meta.

Para isso, você precisa entender as quatro etapas de um hábito: gatilho, desejo, resposta e recompensa. E precisa aplicar as quatro leis que regem cada uma dessas etapas, seja para criar um novo hábito ou para abandonar um mau hábito.

Resumo Brevo do livro Atomic Habits  de James Clear

1ª Lei: Torne o hábito óbvio

Um hábito é um comportamento que foi repetido tantas vezes que se tornou automático.
Se esse comportamento não for suficiente em qualquer uma das quatro etapas (gatilho, desejo, resposta e recompensa), ele dificilmente vai se transformar em um hábito.
Funciona assim: o gatilho desperta um desejo, que motiva uma resposta, que gera uma recompensa.
Um modelo simples e eficiente para planejar um gatilho é a fórmula: Eu vou fazer tal comportamento em tal momento em tal lugar.

2ª Lei: Torne o hábito atrativo

O gatilho dispara a segunda das quatro etapas de um hábito: o desejo.
Para criar novos hábitos a segunda lei diz para tornarmos esse hábito atrativo. Nosso objetivo aqui é criar um desejo irresistível de cumprir aquele novo hábito.
O segredo para isso é associar o hábito que você quer criar a uma experiência positiva.
Para se livrar de hábitos ruins, a inversão da segunda lei é: torne o hábito pouco atrativo. Se ele não for atrativo, não vai gerar desejo e você não vai ter motivo para agir.

3ª Lei: Torne o hábito fácil

Nós somos governados pela lei do menor esforço. Por isso, quanto mais fácil for para você realizar um hábito, mais fácil será criar e manter esse hábito.
Quanto mais você praticar um hábito, por menor que seja, mais o seu cérebro vai se adaptar para fazer aquela tarefa no piloto automático, da mesma maneira que um músculo se adapta a um exercício físico feito muitas vezes.
É por isso que você pode criar hábitos a partir de respostas extremamente fáceis.

4ª Lei: Torne o hábito satisfatório

O ponto mais importante para a criar e manter um hábito é você se sentir bem, mesmo que seja apenas uma pequena satisfação momentânea. O sentimento de sucesso é um sinal de que o que você acabou de fazer realmente valeu a pena.
Ninguém quer ter como hábito ficar fazendo uma coisa que detesta. Por isso a quarta lei é tornar o seu novo hábito satisfatório.
Quanto mais satisfatória for a sua experiência com o novo comportamento, maior será sua tendência em repetir esse comportamento até que ele se torne um hábito.

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